Conversas sobre Educação: Entendendo as crianças de 4 a 6 anos.

Penso nos estudos sobre o desenvolvimento como um parâmetro. Cada criança vive em um ambiente diferente, passa por situações diversas que ajudam na construção de um ser que responde de formas diferentes ao mundo e aos outros. Esse ambiente pertence a um lugar, que tem uma cultura e diz respeito também a “com quem ela convive”, que tipo de relações são estabelecidas com a criança, onde e com que e com quem ela brinca. Ambiente que influencia diretamente no desenvolvimento das crianças. Então, não podemos comparar uma criança com a outra.

Cada uma é única! Crianças criadas na mesma família também têm ambientes diferentes: filho de mãe de primeira viagem e segundo filho encontram uma mãe diferente, a começar por aí.  Esses parâmetros nos ajudam a entender os marcos biológicos e neurológicos encontrados sistematicamente em estudos, havendo variações conforme o ambiente que influencia o desenvolvimento de cada um.

A informação sobre os marcos referenciais de desenvolvimento das crianças pode nos ajudar a entender por onde andam as crianças, o que se passa com elas e que ambiente podemos oferecer a elas para ajudá-las. Neste episódio, participação deliciosa de minha professora e pesquisadora do Curso de Educador Brincante, Lucilene Silva, coordenadora da OCA. Só por ela já valeria muito a pena!!!

Aproveitem! “Não sou mais bebê” traz de forma leve e dinâmica conhecimentos científicos sobre a importância do cuidado com as crianças de quatro a seis anos anos de idade. (reserve um tempo para apreciar: o vídeo tem 26 minutos)

Compartilhe conosco

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑