Dicas para aniversários feitos em casa

festa de aniver em casa

Esta semana meu filho fez 8 anos! Sou aquele tipo de mãe que gosta de organizar tudo, terceirizando o mínimo possível.  Gosto daquela função de fazer o bolo, enrolar docinhos, criar a decoração, pensar nas brincadeiras. E faço tudo isso junto do meu filho. Isso nos aproxima, incentiva-o a usar a criatividade, sonhar e realizar.

Sim, dá um trabalho danado! Sim, fiquei até às 2h da manhã trabalhando por 4 dias. Sim, trabalhei na escola até às 17h45 e a festa do pijama era na minha casa às 18h. Muita gente me pergunta: ‘mas por que você não encomenda tudo?”. Porque eu gosto muito dessa função!!

SE VOCÊ NÃO TEM TEMPO

Você que não tem tempo e não gosta de trabalhar assim como eu para realizar o aniversário do seu filho, tenho uma sugestão muito rica: existem muitas mães que deixaram de trabalhar fora e batalham muito produzindo as mais variadas coisas que nós, mães e pais, precisamos. Dentre elas, há designers, cozinheiras e artistas que fazem doces, salgados, material gráfico, decorações lindas!

Comprar de uma mãe empreendedora é uma forma de fortalecermos umas às outras em rede! Somos pouco valorizadas e reconhecidas, se nós mães não valorizarmos o trabalho de outras mães, sinto como se estivéssemos enfraquecendo a nós mesmas. Sororidade é o nome disso.

Você quer saber onde encontrar grupos de mães empreendedoras sérias, que trabalham bonito e podem te ajudar nessa tarefa? Faço parte de um grupo no facebook chamado Maternativa, é um grupo de apoio que tem um mercado, onde as mães oferecem seus trabalhos online, que podem ser enviados via transportadora ou correios. Comprei um lápis personalizado, de lembrancinha para a festa do meu filho, de uma mulher empreendedora no Elo 7. Confira o site do Maternativa clicando aqui!

QUER COLOCAR A MÃO NA MASSA?

Mas se você é uma mãe que gosta de colocar a mão na massa, deixo aqui algumas dicas que sempre faço, desde que meu filho nasceu:

DICA 1:

Pense primeiro que TIPO DE FESTA você quer (grande, pequena, qual o tema, que tipo de comida e bebida, como serviremos e como será a decoração).
Se seus filhos já tem mais de 3 anos, podem contribuir pedindo o tema, as brincadeiras, as cores que mais gosta, o que quer comer na sua festinha, etc.

DICA 2:

-Quantas pessoas convidaremos?
-Onde será a festa? (como acolher bem a todos e que clima-tempo terá na época do aniversário)
Isso tudo determina como será a festa…e a resposta vem com: o que combina com nossa família, nosso jeito de viver e nosso filho.
NÚMERO DE PESSOAS X LUGAR
Nós adoramos fazer festa, nossa casa enche em aniversário (no mínimo). Adoramos os amigos felizes, compartilhando conosco nossas datas. No aniversário de 1 ano de meu filho, queríamos uma festa cheia de amigos, convidamos a todos! Isso deu mais ou menos umas 120 pessoas, por isso escolhemos fazer em uma hípica que tem espaço para festas aqui mesmo na nossa rua, um lugar lindo, cheio de árvores e verde, com ovelhinhas, cachorros e passeio à cavalo. Tudo a ver com nosso estilo de vida.

DICA 3:

COMIDAS E BEBIDAS
Outra coisa importante para nós é que os comes e bebes fossem o mais saudáveis possível, sem extremismos, pois não somos vegetarianos e nem todos nossos amigos têm os mesmo hábitos nossos (de comer mais vegetais e frutas e menos gorduras e refrigerantes). Então pensamos que, no mínimo, o Lucano pudesse comer tudo que havia em sua festa. A escolha foi: salgados de forno, bolo de cenoura com ganashe de chocolate (Cupcakes para não precisar usar pratinhos e garfinhos), os doces comuns de festa (por que ninguém é de ferro, e é muito bom comer docinho de festa), gelatina e, para beber: sucos e água.

DICA 4:

DECORAÇÃO

Em festas geralmente se produz muito lixo. Por todas nossas escolhas eu sempre quero gerar menos lixo possível e ainda aproveitar materiais. Então, desde que comecei a pensar nas festas, também comecei a juntar garrafa pet,  potinho de papinha de vidro, copinhos de plástico de requeijão e latas de leite em pó. Meu marido não aguentava mais “lixo” em casa…e eu só ia acumulando…Pra que tudo isso? Para colocar gelatina, fazer brincadeiras, colocar os sucos naturais, etc. Muita coisa que faço, como toppings e coisas impressas, uso depois no álbum de fotos do aniversário. Muita coisa da decoração, vira brinquedo para anos de brincadeira.
Para ajudar na decoração, faço sempre uma pesquisa grande no Google sobre o tema escolhido por meu filho, assim encontramos muita inspiração. Faço uma pasta no computador com todas as fotos que mais gostei, anoto em um papel o que vou fazer e que materiais vou precisar.

 

BRINCADEIRAS

Quando ele fez 4 anos, fizemos uma festa à fantasia, teve gincana e eu (de chapeuzinho vermelho) contei a história na versão do Lobo. No aniversário de 6 e 7 anos, meu filho pediu para fazer na beira do rio, para tomar banho de rio com amigos. Organizei as comidas e bebidas e fizemos um pic nic delicioso!

No de 8 anos, ele pediu uma festa de pijama somente para meninos, novamente fizemos em casa, eram 8 meninos. Teve fogueira com marshmellow no palitinho, acampamento na sala, filme e contação de história. Depois fomos para o sul, comemorar também com a família e amigos de lá. Ele pediu o tema Pokemon. Fizemos juntos, brincadeiras com latas de leite em pó, caça ao tesouro pokemon, jogos com cartas. Enrolei muito docinho gourmet (que adoramos), com bolo bem recheado, torta fria multicolorida e de frango, sucos e refrigerante.  Você pode nos ver ensinando a receita da torta multicolorida em nosso canal do Youtube, clicando AQUI. 

DICA 5:

Como envolver seus filhos na organização da festa?

Se você estiver fazendo com alegria, naturalmente as crianças pedem para ajudar. Meu filho ajuda  a enrolar os doces, bate o suco, desenha coisas para as brincadeiras e lembrancinhas, me ajuda a organizar a mesa, lambe as pás do bolo. No meio disso tudo, ele sai e vai brincar, não exijo sua presença, ele vem e é uma alegria, quando quer brincar vai e quando preciso de alguma ajuda pontual, ele vem. É para ser leve e alegre, embora dê muito trabalho e muitas vezes eu fique madrugada adentro depois que ele dorme, finalizando as coisas, o resultado é muito, muito bom!

Conte nos comentários como são suas festas. Você gosta de organizar? Prefere terceirizar? Como você faz? Compartilhe conosco! Tem dúvidas? Contate-nos!

 

Compartilhe conosco

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑