O Brincar, o brinquedo e nosso final de semana!

Sexta-feira!!!!Fim de semana pintando pra gente “brincar e bordar” com as crianças!

Esta semana comemoramos a Semana Mundial do Brincar, instituída pela UNESCO/ONU em 1999 no Japão, em uma Conferência de Ludotecas, para chamar atenção à importância do brincar na vida e desenvolvimento das crianças (e adultos, diga-se de passagem, cada qual com seu brinquedo).

Não me estenderei sobre a importância do brincar, pois há montes de livros, blogs e sites falando disso. Que seja importante brincar todo mundo já entendeu, porém...o buraco é mais embaixo. Deixar o ambiente preparado para que as crianças brinquem à vontade, sozinhas ou com amigos, é coisa que ainda precisamos aprender melhor como cuidadores/educadores/pais. Quantas vezes deixamos as crianças brincando e quando vemos lá estão elas brigando? Como ajudamos com o ambiente para que elas brinquem em paz? Há brinquedos quebrados, que elas não entenderam como brincar ou que exploram a criatividade das crianças? Há MUITOS brinquedos? Isso tudo atrapalha (ou não) o brincar tranquilo das crianças!

Vocês já repararam quantos brinquedos estão pegando poeira nas prateleiras das crianças? Eles usam tudo o que têm? Que tal fazer um revezamento (guardar uns e trocar os que estão disponíveis de vez em quando)? E um troca-troca de brinquedos (as feiras de trocas estão crescendo no Brasil inteiro!). Hoje também há brechós onde podemos trocar brinquedos. Mesmo assim, as crianças têm disponíveis materiais sem aparente significado, como panos, papéis, tampas de panela, rolos de linha, pedaços de madeira? Elas fazem coisas incríveis com esses “brinquedos”.

Onde estão guardados os brinquedos de seus filhos? Sabiam que isso tem relação direta com a autonomia das crianças? Isso chama-se acessibilidade: elas conseguem pegar o que quiserem em seu quarto ou precisam de ajuda, ou ainda, sobrem nas prateleiras ou cadeiras para alcançar algo (e acabam se machucando)?

Facilitar a escolha e manuseio de seus pertences, dá mais segurança e calma às crianças!

Gosto muito da sugestão montessoriana de organização dos ambientes para crianças! Clique aqui para encontrar algumas dicas para deixar o ambiente das crianças aconchegante, pronto para explorações e autonomia dos pequenos!

Além do ambiente, do brincar sem interferência dos adultos, também é importante, em alguns momentos, que estejamos disponíveis para as crianças, para fazer o que eles querem fazer conosco: brincar, ler, pintar, fazer comida juntos, plantar. Muitas vezes estamos com as crianças apenas fazendo nossas coisas, levamos nossos filhos a todos os lugares e todos eles (os lugares) são educativos, sem dúvida, porém, às vezes elas só querem brincar conosco no sofá da casa… elas têm um mundo de fantasias, imaginação e quereres para explorar. Experimentem perguntar a eles: “O que vamos fazer juntos hoje?” e deixem que eles os guiem por suas curiosidades e fantasias (mesmo os mais pequenos, de 2 anos, por exemplo).

Eles ficam muito felizes quando estamos juntos e fazemos coisas juntos, se são coisas de seu interesse, eles riem muito, podemos ver o brilho em seus olhares, a relação se estreita e nos sentimos felizes em estar com eles, sem brigas. Além disso, eles sentem-se amados, importantes, sua auto-estima se eleva, sua segurança no mundo também! São coisas muito simples, como dar uma caminhada pela pracinha ou sentar no chão juntos, para explorar o que eles nos trazem.

ImagemImagem

 Para ajudar, buscamos uma série de lugares com atividades para serem feitas com pais e filhos. Se você não sabe por onde começar, veja o que sua cidade está oferecendo…com o tempo, vocês verão que ficar juntos explorando o quarto, a sala e a pracinha de casa acaba tornando o final de semana tão cheio, que o melhor a fazer é estar juntos (seja onde for). Então? Vamos ver a programação cultural infantil que temos para o final de semana?

CURITIBA:
-31/05 das 09h às 17h- Comemoração do dia do Brincar nas ruas. Regional Cajuru e Regional Portão. Com brincadeiras diversas e cantigas.

RIO DE JANEIRO:
-Oficinas gratuitas de arte na praça de alimentação do Barra Garden, das 16h às 18h.

-Uma atividade muito interessante chamada Coleção de Sonhos, no Centro Cultural Banco do Brasil (entrada franca. Informações: 38082070)

-Os Bonecos no Parque, Projeto Teatro no Parque, no Parque do Flamengo. às 11h (gratuita)

-A lenda do Garantido e Caprichoso, sáb. às 17h. no Instituto Moreira Salles (gratuito)

-Sáb. também às 11h programação da Rádio Maluca, na Livraria Cultura (rmaluca.blogspot.com.br)

SALVADOR:
-Oficina de Criação (crianças de 8 a 13 anos). No Museu de Arte da Bahia (inscrições: 31176994) das 14h30 às 16h30.

-Projeto Cirandando Brasil, no Museu Carlos Costa Pinto, das 15h às 17h

SÃO PAULO:
-Comemoração ao dia do brincar, com diversas atividades lúdicas no MuBe, das 10h às 18h

-Uma exposição cheia de cores, luzes e formas, que agrada às crianças no Instituto Tomie Ohtake, a partir das 11h (prox. metrô Faria Lima)

-Planeta no Parque (no Parque Vila Lobos, Praça Victor Civita e Vila Madalena). Atividades diversas das 08h às 16h: Yoga para crianças, Expedição Rios e Ruas, Shows com os cientistas do Mad Science e o pessoal do Pia Fraus

-Festival Internacional SESC de Circo. Atividades diversas (gratuitas e pagas) a partir das 13h.

-Troca de brinquedos, teatro e oficinas, no MAM das 10h às 15h (portão 3 do parque ibirapuera)

BRASÍLIA
-Atividades diversas como oficina de sling, sling dance, oficina de massinha, no Parque da Cidade (Ponte dos Patinhos/ Relógio do Sol) das 09h às 12h. No mesmo local, Teatro Musicado às 11h e às 16h próximo ao estacionamento 10.

-Teatro Picadeiro no Parque Águas Claras. Domingo às 11h e às 16h.

-Oficinas lúdicas diversas gratuitas no Pátio Brasil das 12h às 18h.

PORTO ALEGRE:
– Cia. Lúdica, na zona Sul, oferece troca-troca de brinquedos, recreação e pocket-show. Domingo, das 10h às 13h (gratuita)

Imagem

 

Se você mora em outra cidade e quer ver programação cultural infantil dela por aqui, entre em contato conosco!

Anúncios

Compartilhe conosco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s